A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), em conjunto com o Serviço Nacional de Meteorologia, divulgou a atualização mais recente sobre o estado do La Niña e sua transição para neutralidade. Durante janeiro, condições registradas indicam uma La Niña fraca, além da sinalização de um aquecimento fraco e gradual, indicando a transição do fenômeno. Isso é refletido nos últimos valores semanais do índice Niño, que ainda mostram a atuação da La Niña.
Além disso, as águas mais quentes começam a se expandir para o leste do Oceano Pacífico, sendo este mais um sinal do enfraquecimento do fenômeno. Porém as atuais condições oceano-atmosfera ainda refletem o padrão de La Niña.
De acordo com as projeções do Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e Sociedade da Universidade de Columbia (IRI/Columbia), espera-se que a transição de La Niña para Neutralidade ocorra por agora, com chances de 85% para o trimestre Fevereiro-Março-Abril, sendo este o consenso entre diversos outros centros de monitoramento.
Espera-se que as condições neutras do ENSO persistam durante o outono e o início do verão, com chances crescentes de El Niño em horizontes de previsão mais longos. No entanto, devido à barreira de previsão de outono, a incerteza permanece alta.
Fonte: Agrolink
You may also like
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Anderson Abreu como Novo Secretário de Administração
-
Inaugurada Cozinha Piloto, garantindo alimentação igualitária para Rede Municipal de Ensino
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS
-
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro