Sequência de dias secos afetam as lavouras - Bolsão News

Sequência de dias secos afetam as lavouras

A previsão do tempo para esta quarta-feira (07/06) mostra um cenário típico para o mês de Jja manhã, com marcas de até 13°C no Distrito Federal. 

Ainda na primeira metade do dia, os termômetros sobem rapidamente com a forte presença do sol. Essa condição, aliada à uma massa de ar mais seca, deve piorar a situação hídrica de algumas lavouras das áreas mais centrais do país, como milho, trigo e feijão.  

Ao mesmo tempo, as condições de chuvas mais recorrentes no SEALBA são muito favoráveis à disponibilidade de água no solo. Mas deve ser monitorado de perto pelos produtores, acompanhando qualquer sinal de doenças relacionadas ao excesso de umidade. 

Já no extremo sul do Brasil, áreas de instabilidade que atingem o Uruguai devem atravessar a fronteira trazendo alguma chuva localizada.

Veja o mapa e a previsão por região na sequência.

Região Norte
As chuvas seguem concentradas no extremo norte da região, apresentando também uma tendência de diminuição em relação aos volumes registrados no dia anterior. Por outro lado, a atuação da massa de ar seco mantém o tempo firme na metade sul do Pará, todo o estado do Tocantins e sul de Rondônia. O tempo seco é favorável à maturação das lavouras de algodão, mas deve trazer limitações de rendimento para a cultura do milho.

Região Nordeste
Os ventos oceânicos, carregados de umidade garantem as condições de chuva sobre toda a faixa litorânea da região. Essa condição de tempo mais úmido requer uma atenção especial para áreas de cultivo no SEALBA, apesar do cenário promissor no quadro hídrico. Ao mesmo tempo que as condições de seca agravam a situação das lavouras no centro e oeste da Bahia, bem como no sul do Piauí. A situação é mais crítica na Bahia, onde praticamente todos os cultivos sentem algum impacto do período prolongado sem chuvas.

Região Centro-Oeste
O domínio de uma massa de ar seco e frio define o comportamento do dia. As chances para chuvas são praticamente nulas em grande parte da região, e o destaque vai para a diferença de até 20°C entre as menores e maiores temperaturas do dia. O amanhecer terá marcas perto dos 13° C no leste do Mato Grosso do Sul e metade sul de Goiás, mas com a forte presença do Sol, os termômetros passam dos 33°C nas imediações de Cuiabá (MT). Atenção para os baixos índices de umidade no norte de Goiás, as lavouras de trigo e milho estão sentindo os efeitos do tempo seco.

Região Sudeste
A presença da massa de ar seco domina todos os quatro estados da região. Mesmo assim, algumas instabilidades fracas e passageiras podem aparecer no litoral do Espírito Santo. O destaque vai mesmo para a grande diferença entre as menores e maiores temperaturas do dia sobre o interior de Minas Gerais, essa diferença (amplitude térmica) deve chegar a 20°C em algumas estações. E atenção para os baixos índices de umidade no Norte e Triângulo Mineiro, como em  Uberlândia que deve registrar índices baixos dos 30%. 

Região Sul
A proximidade com uma região de baixa pressão deverá resultar em algumas nuvens carregadas no extremo sul do Rio Grande Do Sul. A previsão indica a ocorrência de fortes temporais sobre o Uruguai, e algumas dessas instabilidades podem atravessar a fronteira e promover chuvas sobre a grande região de Jaguarão. Nas demais localidades, não há previsão de mudança significativa. O amanhecer segue com marcas amenas, migrando para uma tarde quente.

Fonte: Agrolink

Categoria