Se no auge da pandemia, em março de 2021, quando a novela da TV Globo “Amor de Mãe” mostrou um velório online e a situação foi alvo de chacota e revolta na internet, o folhetim assinado pela autora Manuela Dias só estava antecipando o que viria se tornar uma realidade para os brasileiros, inclusive em Campo Grande.
Imagina poder mandar flores e coroas virtuais, mensagens e ver a última imagem de um ente querido estando a quilômetros de distância, ou até na mesma cidade. Parece futurístico ou coisa da ficção, mas essa já é uma possibilidade concreta.
Em Campo Grande, um Cemitério localizado no bairro Pioneiros realiza essa modalidade de despedida. Nas dependências, há salas equipadas com câmeras de velório virtual que transmitem a cerimônia fúnebre de forma online, com direito a cortes de imagem e áudio, por meio de um link disponibilizado para quem quiser acompanhar de longe.
Nada de Google Drive, YouTube, Zoom e outras: a transmissão acontece em uma plataforma específica para velórios virtuais, com toda segurança necessária para que as imagens não sejam acessadas por terceiros ou intrusos. O portal ainda solicita uma senha de acesso para a sala da transmissão, da qual só os familiares têm acesso.
Veja como é transmitido o velório online em Campo Grande:
Por R$ 500, tem quem assista velório online mesmo estando em Campo Grande
O curioso é que a modalidade de velório online só chegou à Capital após um contundente recuo da pandemia de Covid-19, quando já não havia mais tantos impedimentos além da barreira da distância. No entanto, ao que parece, o serviço que ganhou força durante a crise sanitária, veio mesmo para ficar.
Conforme Gilvan Paes, diretor do Cemitério, para quem deseja transmitir um velório virtual, o serviço particular sai por R$ 500. Já para os associados, a transmissão não há custo. Segundo ele, as pessoas ainda se impressionam quando descobrem a possibilidade, embora a mesma seja a salvação para quem não está por perto.
“Recentemente, um familiar estava no Canadá e participou do velório online aqui em Campo Grande. Estados Unidos já teve também. No Brasil mesmo, nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo, mais ainda”, diz o diretor.
Além disso, de acordo com Gilvan, mesmo estando em Campo Grande, há pessoas que optam pelo velório online. “Acontece da pessoa estar impossibilitada de participar presencialmente e escolhe o velório virtual para acompanhar a cerimônia de casa”.
Flores e coroas virtuais também são possibilidade em velório online
Desse modo, em um ano, o Cemitério estima que já realizou 350 velórios online na Capital e a decisão de trazer esta modalidade aconteceu após a equipe participar de algumas feiras funerárias. “Descobrimos e resolvemos trazer. Já havia alguns pedidos, bem poucos, e está sendo bem aceito pela população”, pontua Gilvan.
Segundo o diretor, uma maioria ainda desconhece o velório virtual. “Quando a gente apresenta no atendimento, ficam espantados com essa opção. Mas as pessoas gostam da possibilidade do ente querido que está longe poder participar do velório, inclusive mandando flores e coroas virtuais, mensagens, escutando o que está sendo dito através do link que disponibilizamos. A cerimônia, a chuva de pétalas, eles veem tudo. Estão gostando e usando cada vez mais”, encerra o diretor do Cemitério que, por enquanto, é o único a oferecer esta opção encarada com estranheza por muitos.
Velório virtual é mórbido?
Para quem já passou pela experiência, não há nada de morbidez. Muito pelo contrário, velório online é “confortante”. “Assisti o velório de minha tia online, isso mais de um ano atrás, no interior de São Paulo. Não tínhamos como ir pra lá, então o online é sim uma ideia muito boa… Nada de mórbido… Apenas a tecnologia sendo usada a favor da humanidade”, opina a moradora Rose Cristina.
Em contrapartida, outros reclamam que o velório virtual pode extinguir atitudes provocadas pela cerimônia que são consideradas importantes. “Era o único dia que todo mundo se reunia, agora lascou de vez. Até nesse dia nego vai ficar só”, afirma o morador Regi Ferreira. “E o cafézinho, como fica?”, indaga o campo-grandense Ismael Sales.
O fato é que a modalidade de velório online pode ser espantosa e dividir opiniões. Enquanto uns acreditam que a ferramenta é facilitadora, há quem pense que esse tipo de velório só prejudicará ainda mais a demonstração de consideração com familiares e entes queridos.
You may also like
-
Sábado (23) ocorre o 18º Leilão Direito de Viver de Chapadão do Sul com sorteio de super prêmios
-
Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
-
Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11
-
Pauta da 1484ª Sessão Ordinária do dia 25 de novembro às 9 horas
-
Prefeitura inicia nova etapa do projeto “Meu Pet Castradão” na próxima segunda-feira