Uma embarcação que operava ilegalmente na pesca do pargo, espécie ameaçada de extinção, foi apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia 9 de maio.
A embarcação já havia sido apreendida anteriormente, em janeiro deste ano e, desde então, descumpria os termos estabelecidos pelo órgão, retornando à atividade pesqueira de forma irregular.
Além de infringir a normativa que protege o animal durante o defeso (fase de reprodução da espécie em que a pesca é expressamente proibida por lei), o responsável pela embarcação desrespeitou diversos dispositivos da legislação ambiental e pesqueira em vigor.
Como resultado da operação, foram aplicadas multas que somam R$ 148.480,00 e apreendidos cerca de mil quilos de pescado irregular.
Todo o pescado foi destinado ao Programa Mesa Brasil, iniciativa que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, promovendo a distribuição a entidades socioassistenciais.
Segundo o Ibama, a atuação firme contra a pesca predatória é fundamental para garantir a reprodução das espécies, a sustentabilidade dos estoques pesqueiros e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Canalrural
You may also like
-
Pauta para sessão 1504 desta segunda-feira as 8 horas
-
Câmara Municipal de Chapadão do Sul realiza visita institucional ao Tribunal de Contas de MS
-
Grande onda de frio já tem data marcada e deve gerar temperaturas negativas
-
Sonho se torna realidade para 16 casais: “deixar de ser duas pessoas pra se tornar uma só”
-
Para evitar o bloqueio, beneficiários do Bolsa Família devem realizar a pesagem obrigatória