A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) vê impacto “pontual e momentâneo” com a suspensão das exportações de carne de frango após confirmação de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul.
Mercados relevantes para MS, como China e União Europeia, suspenderam as importações do Brasil todo. Contudo, a federação destaca que há mais países que compram do Estado.
“Vale lembrar que o Mato Grosso do Sul exporta carne de frango para mais de 17 países, o que nos assegura a continuidade da produção e exportação. A suspensão temporária não vai fazer o setor parar de produzir”.
Ainda de acordo com a Famasul, a suspensão temporária das exportações faz parte do protocolo sanitário.
“É o período necessário para o País tomar as medidas de controle e mitigação. Diante disso, podemos afirmar que há um impacto, porém, pontual e momentâneo. O setor avícola brasileiro é extremamente preparado, liderado por grandes indústrias exportadoras de atuação globalmente reconhecida”.
Os principais destinos da carne de frango in natura exportadas a partir de MS são: China, Japão, Iraque, Reino Unido, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Suíça, Estados Unidos, México e Chile.
Conforme divulgado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), alguns países como o Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização para IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade). Ou seja, produtos de outras cidades do RS e regiões do país continuam a exportar normalmente.
Segundo dados da Famasul, MS exportou 49,6 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e março deste ano, com faturamento de US$ 103,3 milhões, um aumento de 33% na receita e 27% no volume em relação ao mesmo período de 2024. A China foi responsável por 16,3% dessa receita, com a compra de 7,17 mil toneladas, o equivalente a cerca de 200 carretas carregadas com o produto.
A União Europeia também figura entre os destinos relevantes para Mato Grosso do Sul. Apenas no primeiro trimestre de 2025, Reino Unido, Holanda e Suíça adquiriram quase 7,5 mil toneladas de frango sul-mato-grossense, movimentando cerca de US$ 20 milhões.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.
campograndenews
You may also like
-
Pauta para sessão 1504 desta segunda-feira as 8 horas
-
Câmara Municipal de Chapadão do Sul realiza visita institucional ao Tribunal de Contas de MS
-
Grande onda de frio já tem data marcada e deve gerar temperaturas negativas
-
Sonho se torna realidade para 16 casais: “deixar de ser duas pessoas pra se tornar uma só”
-
Para evitar o bloqueio, beneficiários do Bolsa Família devem realizar a pesagem obrigatória