No dia 26 de fevereiro de 2025, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) sediou um evento crucial para o setor agrícola estadual, reunindo autoridades e lideranças do agronegócio para Assinatura do Decreto de Finalização da Paridade das Exportações de Grãos.
O encontro contou com a presença do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel, presidente da Aprosoja Jorge Michelc, Senadora Soraya Tronic, Deputados estaduais de MS como Gerson Claro, Pedrossian Neto, Junior Mochi, Marcio Fernandes, Paulo Duarte; Prefeito de Chapadão do Sul Walter Schlatter, Presidente da Fundação Chapadão Ilton Henrichsen e a equipe André Piesante e Adriano Loeff, Presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul Maiquel de Gasperi e de outros sindicatos do estado, entre outras autoridades.
A paridade de exportação, que estabelece a equivalência entre os preços internos e externos dos grãos, tem sido um tema recorrente nas discussões do setor. Em outubro de 2019, a Famasul já havia solicitado ao Governo do Estado a flexibilização dessa paridade para estimular a comercialização agrícola, especialmente diante do aumento da produção de milho no estado. Durante o evento, os participantes destacaram a importância de ajustar a paridade de exportação para refletir as dinâmicas do mercado global, visando aumentar a competitividade dos produtos sul-mato-grossenses e garantir a sustentabilidade econômica dos produtores locais.
A senadora Soraya Tronic enfatizou a necessidade de políticas públicas que acompanhem as mudanças do mercado internacional, enquanto o presidente da Aprosoja, Michel, ressaltou os desafios enfrentados pelos produtores diante da volatilidade dos preços das commodities.
Walter Schlatter, prefeito de Chapadão do Sul, que também estava representando a ASSOMASUL, enfatizou a importância de políticas que incentivem a produção local e garantam a estabilidade econômica da região, e que esta assinatura é uma grande vitória para o Estado. Além de ser citado em diversos discursos de autoridades, pois Walter é produtor rural e agora prefeito.
O presidente da Fundação Chapadão, Ilton, destacou a relevância de eventos para fomentar o diálogo entre os diversos atores do setor, promovendo soluções que atendam às demandas dos produtores e às exigências do mercado para que possam entrar em vigor e atender a categoria.
Em sua fala, Eduardo Riedel, Governador do Estado, disse que nosso estado tem uma grande demanda exportadora e que não faz sentido manter uma lei de paridade interestadual, e que nesta safra já poderão sentir a dinâmica que com certeza irá alavancar ainda mais a receita economica. Riedel que já foi presidente da Famasul e há muitos anos luta para assinar este decreto recebeu diversos elogios da classe do agronegócio.
Fonte: Bolsão News (Caroline Torres)
You may also like
-
Homem é condenado a 100 anos por estuprar cinco mulheres da família
-
Colheita da safra de soja 2024/2025 alcançou 38% da área acompanhada, em Mato Grosso do Sul
-
Cultura faz prestação de contas das atividades em 2024
-
Escala de Plantão do Conselho Tutelar para o mês de março
-
Grupo da melhor idade celebra carnaval com animação e alegria