O governo do Peru, por meio do “Servicio Nacional de Sanidad Agraria” (Senasa), autorizou nesta terça-feira (14), que nove novas plantas frigoríficas no Brasil exportem produtos para o país.
Já para a carne de aves, houve a inclusão de planta produtiva no Rio Grande do Sul.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em 2024, o Brasil exportou mais US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o mercado peruano. Esse valor inclui, além das proteínas, produtos como soja, fibras têxteis, frutas, nozes e lácteos.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o Peru possui consumo per capita de carne suína relativamente baixo, em torno de 8,5 quilos anuais, o que indica potencial para crescimento do setor.
“Com mais plantas habilitadas, temos uma excelente oportunidade para expandir nossa presença neste importante mercado”, disse.
O Peru produz mais de 220 mil toneladas anuais de carne de porco e importou 14,8 mil toneladas da proteína em 2023. A maior parte provém do Chile (57% do total), seguida pelos Estados Unidos (13% do total) e Brasil (12% do total), cuja participação deve aumentar com as novas habilitações.
Fonte: CanalRural
You may also like
-
Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul inicia a semana com a oferta de mais de 270 vagas de emprego
-
Participe do curso “Culinária na Cozinha da Fazenda”
-
Farmacêuticos da rede pública são parabenizados na prefeitura municipal
-
Produtores rurais da Comunidade Pedra Branca vem a prefeitura para falar sobre as estradas municipais
-
Desocupação da Fazenda São Marcos tem prisão e apreensão de armas e explosivos