A produção de grãos em Mato Grosso do Sul deverá atingir 27,4 milhões de toneladas na safra 2024-2025, um aumento de 35% em relação à safra anterior. A previsão foi divulgada nesta terça-feira (14), em boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
A estimativa leva em conta um crescimento de 31,2% na produtividade, somado ao incremento de 3,1% na área plantada. A soja continua sendo o principal produto do Estado, com uma área de 4,253 milhões de hectares, o que representa um aumento de 3,1% em comparação ao ciclo passado.
Já a produtividade de soja em Mato Grosso do Sul é estimada em 3,471 toneladas por hectare, o que resultará em uma produção de 14,76 milhões de toneladas, um crescimento de 26,7% em relação à safra 2023-2024. Por outro lado, o milho segunda safra deve alcançar 11,8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 49% em relação ao ano passado.
Vale lembrar que em 2023 e 2024, a produção de milho foi afetada por condições climáticas desfavoráveis, resultando em uma queda na produtividade.
De modo geral, o órgão afirmou que “o cenário continua sendo favorável para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra”. A normalização climática começou a ocorrer no final de novembro, com boas chuvas e distribuição espacial favorável. Mesmo assim, algumas lavouras, especialmente na região centro-sul, sofreram perda de capacidade produtiva devido à falta de precipitações por até 30 dias.
Além disso, o milho segunda safra, que começa a ser semeado após a colheita da soja precoce, tem sido impactado por variações climáticas..
Fonte: CGNews
You may also like
-
Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul inicia a semana com a oferta de mais de 270 vagas de emprego
-
Participe do curso “Culinária na Cozinha da Fazenda”
-
Farmacêuticos da rede pública são parabenizados na prefeitura municipal
-
Produtores rurais da Comunidade Pedra Branca vem a prefeitura para falar sobre as estradas municipais
-
Desocupação da Fazenda São Marcos tem prisão e apreensão de armas e explosivos