Mulheres já podem se alistar voluntariamente nas forças armadas do Brasil - Bolsão News

Mulheres já podem se alistar voluntariamente nas forças armadas do Brasil

Desde o dia 1º de janeiro deste ano de 2025, as mulheres nascidas em 2007 já podem realizar alistamento nas forças armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica), para o serviço militar voluntário.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2025, em uma junta militar ou quartel do Exército, Marinha ou Aeronáutica, da sua região e a incorporação ocorre em 2026 para aquelas, que passarem na seleção.

Segundo Valdir Pivatto, secretário da 168ª Junta Militar de Chapadão do Sul, há 300 vagas para mulheres em Mato Grosso do Sul, que completaram, ou completarão 18 anos neste ano de 2025, (Classe 2007). Na Junta Militar de Chapadão do Sul não é realizada a inscrição.

As pretendentes, a partir da Classe 2007, podem realizar o alistamento de forma presencial na Junta de Serviço Militar, em um quartel de uma das três forças, ou online, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. As aprovadas no processo seletivo iniciarão sua jornada militar em 2026.

O Serviço Militar Inicial Feminino voluntário foi regulamentado pelo Decreto nº 12.154, publicado em 28 de agosto de 2024. Após a incorporação, as militares estarão sujeitas aos mesmos direitos, deveres e penalidades estabelecidos pela legislação militar. Contudo, não terão estabilidade no serviço ativo e, ao final do período de serviço, integrarão a reserva não remunerada das Forças Armadas, porem durante o serviço militar voluntário, terão oportunidade de seguir carreira.

Valdir Pivatto lembra que as mulheres interessadas devem se inscrever dentro do prazo, que vai até o dia 30 de junho e acompanhar as etapas do processo seletivo, para terem mais chances de serem selecionadas. Não é exigida escolaridade.

Classe 2007. Independentemente do dia e mês de nascimento, podem se alistar dentro do prazo, até 30 de junho. A partir desta data, ainda poderão se alistar, porém pagarão multa e terão menor possibilidade de serem classificadas, neste momento de grande procura.

Lembra Valdir Pivatto que a procura está muito grande. Nesses primeiros dias de validade do Decreto que permite o alistamento feminino, mais de 600 alistamentos já foram realizados.

As interessadas devem procurar um quartel das forças armadas mais próximos de suas residências, mesmo fora do Estado de Mato Grosso do Sul. Os mais próximos de Chapadão do Sul são: Coxim, Três Lagoas, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul e Jataí, em Goiás.

A limitação de apenas 300 vagas para Mato Grosso do Sul se deu por ser o primeiro ano de alistamento de mulheres e os quarteis estão em período de adaptação, para possibilitar abertura de mais vagas.

Estamos editando a entrevista com Valdir Pivatto.

Fonte: Jovemsulnews

Categoria