Com a presença maciça da categoria dos papiloscopistas no Plenário Júlio Maia nesta manhã (24), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os deputados e deputadas estaduais celebraram junto com a categoria a conquista tão esperada. Os papiloscopistas sul-mato-grossenses acompanhar hoje a votação do projeto tão aguardado pela categoria, que une as carreiras do Executivo de perito forense e oficial e passou ontem na Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR), tramitando em urgência por acordo de líderes, com votação logo mais na Ordem do Dia.
O deputado e presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), registrou o acontecimento. “Nosso plenário está lotado hoje e eu sei que é por uma causa antiga, justa, que ainda tem algumas disputas corporativas, mas da parte da Casa já traz notícias, que vocês terão apoio integral. Registro aqui que desde o início dessa luta, ainda com a papiloscopista Angelice, no começo do Sindicato, quando eu como advogado e ainda não era deputado. Conheço um pouco dessa história. Parabéns, deputado Caravina, e aos deputados que participaram do diálogo, é assim que se constrói melhorias para o Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
O deputado Caravina (PSDB) subiu a tribuna para parabenizar, de forma especial a categoria. “Cumprimento mais uma vez, por meio da Danielle Bueno, o Sindicato dos Peritos Papiloscopistas e Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul (Sinpap/MS), e especialmente todo os papiloscopistas, essa Casa demonstrou apoio total ao projeto, vão ser reconhecidamente declarados peritos oficiais forenses, fazendo justiça a essa categoria.
“Enquanto policial civil, tive oportunidade de trabalhar ao lado de grandes peritos papiloscopistas e sei da importância do trabalho de vocês para a justiça criminal, para que o trabalho possa ser realizado com maestria, e a justiça consiga dar seu resultado, na maioria das vezes com o trabalho que vocês desenvolvem no dia a dia. Agradeço também aqui a Mesa Diretora, o acordo de líderes feito entre os deputados para tramitação com rapidez e as diversas reuniões que. É um reconhecimento para quem já exerce a função de peritos oficiais, significando o início de outras conquistas. Isso vai levar a novos reconhecimentos para a categoria. O momento é de agradecer as nossas forças de segurança, como um todo e esse reconhecimento dará mais vontade de vocês continuarem executando o belo trabalho que fazem”, concluiu o deputado Caravina.
A deputada Mara Caseiro (PSDB) falou sobre a luta dos profissionais. “Estamos junto com eles, não há 30 anos, mas por uns seis anos, começamos ali no governo anterior, mas tinham entraves e entendimentos difíceis entre as categorias, mas a persistência, o olhar do diálogo, do cuidado, do respeito, como foi conduzido pelos Sinpap e por esses profissionais, que nunca desrespeitaram qualquer categoria, apenas queriam justiça. Se uniram e tiveram a coragem de lutar por essa conquista. O valor dessa profissão que há 30 anos espera por esse dia. Para nós é motivo de muito orgulho”, considerou.
O deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa, também enalteceu o plenário lotado pela categoria. “Estão aqui por um trabalho feito nesta Casa de Leis. Elogio o deputado Caravina que sou conscientizar todos e ajudou a resolver esse problema”, explicou.
O deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Casa de Leis, também cumprimentou os peritos oficiais forenses. “Essa é uma conquista de todos nós e de cada um de vocês que buscaram apoio aqui na Assembleia, e chegou o dia dessa Casa reconhecer esse trabalho que vocês desempenharam ao longo dessa caminhada. Cumprimento também a presidente do Sinpap, Danielle Bueno pela conquista”, ressaltou.
A deputada Gleice Jane (PT) também parabenizou o processo de reconhecimento contido no projeto. “Essa categoria de luta que há 30 anos faz o enfrentamento e hoje finalmente conquistou. Quero parabenizar a vocês por esse momento tão especial e importante também. Sou servidora e sei que a gente só conquista, quando a gente luta e todo o resultado desse trabalho é de vocês. Parabéns por essa luta e esse momento, é fundamental tê-los e tê-las presentes para reconhecer, não somente de forma legal, mas politicamente uma função tão importante exercida dentro da Polícia Civil”, detalhou.
O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) ressaltou o orgulho do trabalho e conquista da categoria. “Cumprimento a todos os presentes. Tenho muito orgulho do trabalho que vocêss realizam em nome da Danielle Bueno, presidente do Sindicato e a toda diretoria. Gostaria de mencionar minha amiga de longa data Cedron e cumprimentar os papiloscopistas mais antigos. Hoje o sonho se realiza na mente, alma e coração de vocês, e a gente fica feliz que nessa casa votaremos favoravelmente por unanimidade esse projeto de vocês”, disse
Por fim, o deputado Lidio Lopes (Patriota) falou do avanço e conquista dos papiloscopistas. “Aproveito o ensejo para parabenizar todos os papiloscopistas que se encontram aqui no plenário, pelo grande avanço, pela grande conquista e trabalho realizado por Mato Grosso do Sul, e principalmente nos trabalhos periciais, na elucidação dos crimes, em poder atender as demandas em todos os processos de investigação de Mato Grosso do Sul. Eu, que atuei durante muito tempo na advocacia criminal, sei do trabalho de vocês, daquilo que desempenham por Mato Grosso do Sul e para a toda Segurança Pública de nosso Estado. Parabéns pela conquista”, desejou.
Danielle Bueno, presidente do Sinpap, agradeceu o empenho do Legislativo Estadual. “Nós não estaríamos aqui hoje se não fosse a interlocução do deputado Caravina, que foi a força e peça que faltava mostrando para o Governo a importância de fazer essa correção, o quantos nós somos peritos oficiais. Por meio de indicação dos deputados Caravina, Paulo Corrêa (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), em julho de 2024, sinalizaram a importância de fazer essa correção e o Governo devolve para a Assembleia Legislativa, em forma do Projeto de Lei Complementar 12/2024, que será apreciado hoje, estamos muito otimistas e é uma imenso sentimento de gratidão”, agradeceu.
Fonte: Agência ALEMS.
You may also like
-
Licitação de R$ 11 milhões do MPMS volta a ser suspensa após suspeita de fraude e sobrepreço
-
Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada
-
Acidente na MS 306 deixa uma vítima fatal em Chapadão do Sul
-
Brasil habilita 19 novos frigoríficos para exportação de carnes à África do Sul
-
Mulher pede ajuda em bilhete após ex-namorado tentar matá-la a tiros