A Toyota anunciou nesta segunda-feira (29) que suspendeu a comercialização de pelo menos 10 modelos após encontrar irregularidades em testes de certificação de motores a diesel. A Toyota Industries Corporation, um braço da fabricante japonesa de veículos, confirma que fraudou testes de motores a diesel a fim de obter resultados melhores de potência e torque nas certificações.
Além da confissão, a empresa também anunciou que vai suspender a venda de vários modelos de veículos em todo o mundo. Da lista divulgada pela Toyota, a Hilux é a única oferecida no Brasil. Autoesporte procurou a empresa, que afirmou estar “averiguando se as unidades fabricadas/comercializadas em nossa região estão ou não envolvidas neste anúncio”.
Conforme a nota, a Tico (Toyota Industries Corporation) usou um software nos testes diferente do usado na produção em série dos motores. Então, dez modelos que usam esses motores a diesel foram afetados. Ainda conforme a montadora japonesa afirmou, os veículos “atendem aos padrões de potência do motor” e não há necessidade de parar de usar os motores envolvidos.
Entretanto, a empresa decidiu não comercializar os veículos até que a questão fosse resolvida.
“Houve uma falta de comunicação com a Toyota Motor e não houve coordenação suficiente sobre os processos e procedimentos de teste que deveriam ter sido seguidos”, disse o presidente da Toyota Industries, Koichi Ito, em uma coletiva de imprensa.
Conforme o porta-voz da Toyota, as irregularidades dizem respeito à ‘suavização’ das curvas de potência e torque. “Além disso, isto não tem qualquer impacto nas emissões ou na segurança dos veículos afetados”, garantiu.
Por fim, o Ministério dos Transportes do Japão disse em comunicado que ordenou que a Toyota resolvesse a má gestão nos testes de motores, acrescentando que realizaria inspeções e aplicaria penalidades.
Fonte: Autoesporte e Midiamax
You may also like
-
Mulher morre ao perder controle de veículo e capotar em área rural de MS
-
Rio que divide Brasil e Paraguai deixa população de MS em alerta com possibilidade de inundação
-
Piloto de MS morre após queda de avião agrícola em fazenda de MT
-
Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas
-
Gripe aviária: crescem as exportações de ovos mineiros aos EUA