Na última quinta-feira, 24 de abril, a Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da 168ª Junta de Serviço Militar (JSM), realizou na Praça de Eventos, a primeira Solenidade de Dispensa de Incorporação, deste ano de 2025.
O evento marcou um momento importante para 96 jovens que receberam seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que formaliza a dispensa do serviço militar obrigatório. A cerimônia foi presidida pelo Prefeito Municipal Walter Schlatter, que também é o Presidente da JSM 168ª.
Estiveram presentes autoridades civis e militares, entre elas o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Mika, o vereador Julinei Raul, o Vice-Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva R/2 (AORE/MS) Tenente João Munaretto, o 2º Tenente Dr. Flávio Sanches, o Dr. Júnior Patini (Presidente da OAB/MS – 17ª Subseção), representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, da Cruz Vermelha Brasileira (CVB/MS) entre outros convidados.
Ao todo, 156 jovens estavam aptos a receber o CDI, dos quais 96 compareceram para o compromisso à Bandeira Nacional, um gesto simbólico de respeito e dever com a Pátria. A cerimônia foi conduzida pelo Secretário da Junta Militar, Valdir Pivatto, com apoio da auxiliar Stefanny Melo, e contou com a execução dos hinos Nacional e Municipal pela BAMSUL – Banda Municipal de Chapadão do Sul, sob regência do maestro Wanderlan, além da condução de protocolo pelo cerimonialista Thiago Silva.

Durante seu discurso, o prefeito Walter Schlatter parabenizou os jovens e destacou a importância do documento militar, essencial para diversas atividades civis como participação em concursos públicos, emissão de documentos oficiais, matrícula em instituições de ensino superior e posse em cargos públicos. O prefeito também reforçou o papel cidadão de cada um dos jovens, convidando-os a serem representantes orgulhosos de Chapadão do Sul.
Outro ponto de destaque foi a fala do Tenente Munaretto, que ressaltou o esforço da Prefeitura e da JSM em trazer um Tiro de Guerra (TG) para o município. Segundo ele, as tratativas estão avançadas, e Chapadão do Sul poderá ser o primeiro município do estado de Mato Grosso do Sul a implantar essa unidade do Exército Brasileiro, fortalecendo ainda mais o compromisso com a formação cívica da juventude.
O secretário da JSM, Valdir Pivatto, agradeceu a presença de todos e ressaltou que os jovens que não puderam comparecer à solenidade poderão retirar seus certificados diretamente na Junta de Serviço Militar. Ele também frisou o clima de cidadania, patriotismo e responsabilidade que marcou a cerimônia.
Esta foi a primeira Solenidade de entrega de CDI (primeiro trimestre de 2025, classe 2007) e alistados da classe anterior. A próxima entrega de CDI dos alistados será no primeiro semestre deste ano e classes anteriores, em comemoração ao dia do soldado (25/08), com a presença de autoridades locais e convidadas.
“A Prefeitura de Chapadão do Sul segue fortalecendo os valores cívicos e o compromisso com a juventude, por meio de ações que valorizam o respeito, a formação e a cidadania”.
Fonte: Assecom
You may also like
-
Estudo da Embrapa Algodão comprova viabilidade do uso de farelo e torta de algodão na alimentação animal
-
Chapadão do Sul ainda mais bonita: Prefeitura continua trabalho de limpeza e pintura de meio fio
-
Imasul multa Chapadão do Sul em mais de 2 milhões de reais por descartes irregulares no CTR desde 2016
-
Caminhonete com quatro pessoas capota na BR-060 próximo do Distrito de Bela Alvorada
-
Júri absolve mulher acusada de matar padrasto atropelado