Rio que divide Brasil e Paraguai deixa população de MS em alerta com possibilidade de inundação

xApós dois dias de chuva intensa, a Defesa Civil emitiu um alerta para o possível transbordamento do rio Apa, que divide o Brasil e o Paraguai, entre as cidades de Bela Vista (MS) e Bella Vista (PY), neste domingo (20). Veja o vídeo acima.

Conforme a coordenadora da Defesa Civil de Bela Vista, Simana Ajala, a água já chegou à margem, e por isso as equipes estão de plantão para monitorar o nível do rio e as chuvas nas cabeceiras.

“Até o momento, não tivemos nenhuma ocorrência que exigisse a retirada de famílias. Temos alguns bairros próximos ao rio, que geralmente são afetados no período de cheia, como a Baixada Fluminense e a Baixada Corinthians.”

Para atender à população, a Defesa Civil está recebendo apoio do Corpo de Bombeiros, da Assistência Social do munícipio e de equipes da Secretaria de Obras.

MS-472 interditada
Além da preocupação com o rio Apa, na MS-472, região de Apaporé, também em Bela Vista, o rio Cadiga transbordou, e a força da correnteza danificou duas pontes, levando parte da estrutura.

De acordo com o gerente regional da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) de Bela Vista, Mano Escobar, a rodovia precisou ser interditada.

Segundo o gerente regional, as obras ainda não começaram na região por causa do solo encharcado, mas a previsão é de que a manutenção seja feita nesta segunda-feira (21), se o tempo continuar firme.

“Na ponte de concreto, só caiu a cabeceira, está fácil de arrumar. Agora, na de madeira, levou todo o caixão de aterro e também o aterro. Então a gente está esperando o solo secar para começar a mexer.”

A orientação é para que os motoristas busquem rotas alternativas até que o problema seja resolvido. Toda a via está interditada e sinalizada para evitar tentativas de passagem.

Ainda de acordo com a Defesa civil da cidade, apesar dos cuidados, a previsão é de que não chova em Bela Vista neste domingo de Páscoa.

Fonte G1MS

Categoria