Nesta quarta-feira, 2 de abril, Chapadão do Sul se une à campanha global do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, uma data instituída pela ONU para ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivar a inclusão social.
O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Cada pessoa no espectro é única, e o apoio da sociedade é essencial para garantir que tenham acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde e inclusão no mercado de trabalho.
Além do uso de medicamentos, que podem ajudar em alguns casos, as terapias especializadas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e bem-estar das pessoas autistas. O acompanhamento terapêutico, aliado ao envolvimento da família, fortalece as habilidades sociais, emocionais e de comunicação da criança. A participação ativa dos familiares no processo terapêutico cria um ambiente mais acolhedor e favorece a evolução do comportamento, proporcionando maior qualidade de vida.
Para garantir um atendimento mais qualificado, a Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio do CEAMES (Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional e Social), oferece cursos de capacitação para monitores, professores e coordenadores, preparando-os para atender e incluir melhor os alunos autistas no ambiente escolar.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a causa e incentiva a população a se informar, respeitar e acolher as pessoas autistas e suas famílias. Juntos, podemos construir uma cidade mais acessível e inclusiva para todos.
You may also like
-
Preso homem condenado por estupro de vulnerável em Costa Rica
-
Faleceu Célio da Cimencal em Chapadão do Sul
-
PM nega ter dado voz de prisão para médica e servidores da UPA
-
Proprietários devem manter terreno sempre limpo. Multa pode passar de R$ 800,00
-
Confira o cronograma de coleta de entulhos desta semana