O estado de Mato Grosso do Sul pode ter registrado o primeiro caso de dengue tipo 4 do ano. É o que aponta o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta sexta-feira (21).
Além desse dado, foram confirmados nesta edição do boletim, o número de 804 casos de dengue em 2025, e também a primeira morte pela doença no Estado. O óbito ocorreu no município de Inocência. Outros dois óbitos estão sob investigação.
No caso do registro do tipo 4, o boletim aponta que o infectado é residente na região do ‘Baixo Pantanal’, e que o ‘caso de DENV 4 (dengue tipo 4) está em investigação, trata-se de resposta vacinal’. A fonte é o Gerenciador de Ambiente Laboratorial, com dados atualizados na quinta-feira (20).
No total, o Estado já contabiliza 2.515 casos prováveis da doença, em todos os sorotipos. Nos últimos 14 dias, os municípios de Japorã e Pedro Gomes apresentaram incidência média de casos confirmados. Já em relação a casos suspeitos, os municípios com alta incidência são Jateí, Glória de Dourados, Paraíso das Águas, Pedro Gomes e Sete Quedas.
Além da dengue, o Estado registrou 1.468 casos prováveis de Chikungunya, com 130 confirmações no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Até o momento, não há mortes pela doença. A SES reforça a orientação para que a população evite a automedicação e procure atendimento médico ao apresentar sintomas.
Tipo 4
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 (DENV-4) tem sintomas semelhantes aos outros sorotipos, incluindo febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Pode causar dengue grave, especialmente em pessoas que já tiveram infecção por outro sorotipo. Assim, a reinfecção pode ser perigosa, ou seja, quem já teve dengue por um sorotipo diferente pode ter maior risco de desenvolver formas mais graves da doença ao contrair o DENV-4.
A dengue tipo 4 não é mais ou menos letal que os outros sorotipos, mas sua circulação pode aumentar os casos graves porque mais pessoas podem ser infectadas por um novo tipo do vírus.
Midiamax
You may also like
-
Seja um patrocinador do Chá das Mulheres da RFCC no dia 8 de março
-
ACE comercial faz reunião com Secretários para ampliar estacionamento no Centro de Chapadão do Sul
-
Sidrolândia: Mara Caseiro solicita viabilização de recursos para implantação de aeroporto
-
Plano Estadual de Combate à Violência Doméstica será elaborado, anuncia Mara Caseiro
-
Concurso Público SANESUL: Inscrições abertas com salários de até R$ 7.800,00 + benefícios