O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (12) o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Gustavo Piccoli, para uma reunião em Brasília. Este foi o primeiro encontro entre ambos desde que Piccoli assumiu a presidência da associação, em janeiro deste ano. Durante a audiência, foram discutidos temas estratégicos para o setor, como o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e a apresentação do Relatório Anual 2024 da iniciativa Cotton Brazil, executado em parceria com a ApexBrasil e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Piccoli também apresentou ao ministro os resultados das exportações brasileiras de algodão, com destaque para a crescente participação do Brasil no mercado asiático. Um dos principais marcos foi o recorde histórico de exportação registrado em janeiro de 2025, quando o país embarcou 415.628 toneladas da fibra, volume 66% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. “Esse marco expressivo reflete os avanços significativos na logística e na competitividade do algodão brasileiro no cenário global, resultado de um planejamento estratégico e antecipação do setor”, afirmou o presidente da Abrapa. Ele estava acompanhado do diretor executivo da entidade, Marcio Portocarrero, durante o encontro.
O reconhecimento da certificação ABR pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), anunciado no ano passado, durante o Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), como elegível ao programa Brasil Agro Mais Sustentável foi tratado durante o encontro. Ele oferece um desconto de 0,5% nos juros do crédito de custeio do Plano Safra 2024/2025 para os produtores com fazendas certificadas. Fávaro destacou que o algodão foi a primeira cadeia produtiva a ser certificada e se beneficiar dessa iniciativa. “Estamos juntos para consolidar o algodão brasileiro como a fibra responsável e o Brasil como o maior exportador de algodão do mundo”, afirmou Piccoli.
A agenda também incluiu discussões sobre sustentabilidade e a parceria com a Better Cotton (BC), além de um pedido formal para a substituição do presidente da Câmara Setorial do Algodão, com a indicação de Gustavo Piccoli para assumir a função, a partir da primeira reunião de 2025, prevista para março.
Fonte: Abrapa
You may also like
-
Prefeito descarta material do MEC por não concordar com conteúdo
-
Chapadão do Sul: PAV da Receita Federal Registra 695 atendimentos em Janeiro
-
Saúde diminui filas e amplia atendimentos no primeiro mês de gestão
-
Resultado do Fies 2025 sai nesta terça; serão 112 mil vagas no ano
-
MS Supera: programa convoca todos os estudantes do cadastro de reserva