Após dois trimestres consecutivos de queda, o PIB do agronegócio brasileiro apresentou uma recuperação no terceiro trimestre de 2024, com alta de 1,26%, de acordo com dados divulgados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
A recuperação no terceiro trimestre foi impulsionada pelo bom desempenho dos ramos agrícola e pecuário, que cresceram 1,27% e 1,31%, respectivamente. Segundo o Cepea, a alta foi favorecida pelo aumento do valor bruto da produção, influenciado pelos preços reais mais elevados no período.
Apesar da melhora, o acumulado do ano segue negativo, pressionado por uma queda superior a 4% no ramo agrícola, especialmente no segmento “dentro da porteira”. Essa retração reflete a baixa nos preços e a redução na produção de produtos-chave do setor. Por outro lado, o ramo pecuário registra alta de 1,6% no acumulado, amenizando as perdas graças ao bom desempenho de segmentos como agroindústria, agrosserviços e insumos.
Agrolink
You may also like
-
Setor de celulose deve investir R$ 31 bilhões em MS até 2032
-
Grupo quer investir R$ 4 bilhões e pede para dobrar produção de minério em MS
-
Sicredi é reconhecido internacionalmente por fomentar negócios liderados por mulheres, desenvolvimento de munícipios com baixo IDH e atividades agrícolas
-
Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para mais de 50 cidades de MS
-
Alegria e chocolate marcam Páscoa no CEI Dona Dalila