Faleceu Amélia de Ávila uma das pioneiras de Chapadão do Sul - Bolsão News

Faleceu Amélia de Ávila uma das pioneiras de Chapadão do Sul

Faleceu ás 19hs30 (MS), deste sábado, em Chapadão do Sul, Amélia de Ávila (96), carinhosamente chamada por Nona pelos familiares e amigos. Deixa 4 filhos (um em memória), 10 netos, 13 bisnetos e 1 tataraneto. O velório começa às 4 horas (MS) e o sepultamento será realizado às 16 horas no Cemitério Municipal.

Amélia de Ávila chegou em Chapadão do Sul com o marido e filhos em 1984. Naquela época a cidade era um povoado sem nenhum estrutura nenhuma. A família foi morar acampada no Galpão do Zanela. Compraram um sítio na Vaca Parida e plantavam soja, milho e a horta  para sustentar a família. Sempre foi uma mulher muto ativa.

Ela saiu de Capanema (PR) para acompanhar o marido na imigração para o Centro Oeste Brasileiro. Deixaram uma boa estrutura no Sul do País e começaram praticamente do zero em Chapadão do Sul, ainda distrito de Cassilândia, uma terra que precisava ser trabalhada.

Nona ficou muito tempo incomodada com a mudança, mas superou as adversidades e ajudou o marido  criar os filhos.  Até mesmo o acesso à agua naquela época era uma dificuldade e poucos tinham em abundância. Família obstinada e trabalhadora logo conquistou o seu espaço na sociedade.

Informações pessoais da Nona repassadas por familiares

Chapadensenews

Categoria