A comissão eleitoral confirmou a participação de sete candidatos para a eleição do próximo dia 1 de novembro para o cargo de presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). O ex-presidente Francisco Cezário de Oliveira foi destituído do cargo há exatas duas semanas, no dia 14 de outubro. A confirmação veio do presidente da comissão, Gilberto dos Santos.
A eleição está prevista para o dia 1 de novembro, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho dentro do Auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som). O pleito terá a primeira convocação às 14h e a segunda às 14h30. O candidato mais votado será eleito para o mandato até 2027. A posse será tomada no dia 25 de novembro, dois dias após terminar o prazo de interinidade do atual presidente da FFMS, Estevão Petrallás.
Gilberto dos Santos confirmou que são sete nomes concorrendo. Todos estão aptos de acordo com ele. Confira os nomes na lista:
Américo Ferreira (ligado ao Novo)
André Baird (presidente do Costa Rica);
Cláudio Barbosa (presidente do Comercial);
Estevão Petrallás (presidente interino da FFMS);
Marcos Araújo (presidente do Dourados);
Paulo Telles (ex-presidente do Cene);
Toni Vieira (ex-presidente do Operário).
Apesar de Américo Ferreira anunciar que desistiu de tentar o cargo, ele cumpriu todos os requisitos e foi aprovado pela comissão eleitoral. Em entrevista na última semana, Américo afirmou: “acredito que que tem outru nome em melhor condição de vencer”.
O presidente da comissão eleitoral ressaltou que entregou os documentos a Federação de Futebol para que seja publicado em seu site. Já é possível conferir os documentos no site.
A cronologia do processo eleitoral da FFMS começou no dia 14 de outubro com a destituição de Francisco Cezário de Oliveira e eleição marcada para o dia 1 de novembro. O primeiro prazo para que os candidatos mandassem os documentos era dia 17 de outubro. Ainda conforme o edital da eleição, o prazo era de três dias para análise dos documentos e divulgação dos nomes.
O estatuto da Federação de Futebol previa três dias úteis. Porém, houve demora na análise e o prazo foi aumentado na última sexta-feira (25). A data final era esta segunda-feira (28).
Todos os candidatos, de acordo com Gilberto, tiveram condições para concorrer à presidência da FFMS. O principal critério a comprovada experiência prévia como presidente de um clube profissional no futebol sul-mato-grossense por ao menos três anos.
Além desses, o artigo 13 prevê também que: “somente serão elegíveis para os cargos eletivos que compõem os poderes da Federação indivíduos sem condenação por crime doloso em sentença definitiva, que não sejam inadimplentes nas prestações de contas de recursos públicos em decisão administrativa definitiva, que não sejam inadimplentes nas prestações de contas desta Federação, que não estejam afastados ou impedidos de ocupar cargos eletivos ou de confiança de entidade desportiva, e que tenham reputação ilibada e reconhecida capacidade para o exercício cujo respectivo cargo exigir”, cita o texto.
Fonte: Campograndenews
You may also like
-
BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
-
Faleceu o pioneiro de Chapadão do Sul, Armando Arthur Sturm
-
Mulher é esfaqueada durante confusão em conveniência
-
Saúde do Homem: SES promove seminário para reforçar prevenção e cuidados
-
Governo do Estado apresenta desempenho econômico de MS ao mercado financeiro e investidores