Primeira equipe da Força Nacional chega em caravana ao Pantanal de Corumbá - Bolsão News

Primeira equipe da Força Nacional chega em caravana ao Pantanal de Corumbá

Quarenta homens que integram a Força Nacional chegaram ao Pantanal de Corumbá, município sul-mato-grossense a 418 quilômetros de Campo Grande, na noite desta quinta-feira (27). As equipes irão atuar como reforço no combate aos incêndios florestais que assolam o bioma há mais de 80 dias.

Na coletiva de imprensa que apresentou a frota de combatentes, o coronel Frederico Reis, do Corpo de Bombeiros, destacou as duas dificuldades enfrentadas pelas equipes. Além do deslocamento, que pode demorar cerca de duas horas, a permanência.

“Temos dois gargalos, duas dificuldades para superar e dar sequência aos trabalhos. E com o reforço, vamos permanecer combatendo com mais agilidade. Temos uma evolução constante das chamas, até pela mudança climática”, destacou.

A queda na temperatura, oriunda de uma frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul nesta semana, ajudou no combate de incêndios em regiões isoladas. “Essa mudança trouxe uma massa de ar fria, úmida, e que faz com que o fogo evolua de forma mais devagar e o homem consiga chegar mais próximo antes de um desastre maior”, concluiu o coronel.

O major Marinaldo Gomes Rocha, que atua no Corpo de Bombeiros Militar de Tocantins, comandará a tropa. Para a reportagem, ele contou que mais 42 combatentes chegarão na tarde de sexta-feira (28). “Levamos dois dias para chegar aqui, porque a gente só roda durante o dia. São mais de 25 viaturas pequenas e duas grandes, carregadas com materiais diversos para cessar as chamas”, explicou.

“Para nós é uma satisfação e uma honra estar aqui colaborando com esse Estado, e com a equipe local dos bombeiros. Estamos focados no nosso trabalho. Só isso que interessa para nós no momento”, pontuou Rocha.

Agenda – O secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, esteve presente na rápida cerimônia de introdução e detalhou os planos para a chegada dos três ministros, Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), programada para amanhã.

“Eles chegam às 8h30. Nós vamos colocá-los no helicóptero para fazer um sobrevoo, visualizar onde está pegando fogo e depois iremos conhecer o centro de acompanhamento das chamas. O objetivo é mostrar quantas pessoas e equipamentos estão trabalhando para cessar os incêndios”, assegurou.

O secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, pontuou que a comitiva deverá sobrevoar os incêndios florestais. (Foto: Alex Machado)
Após reunião técnica, em Brasília (DF), Tebet e Silva anunciaram aporte de R$ 100 milhões para a pasta de Meio Ambiente. O valor será tema de apresentação técnica, cujo espaço já foi montado. Um dos pedidos será o repasse de parte do montante aos cofres estaduais.

“O estado tem pedidos a fazer e acredito muito que a União vai continuar estendendo a mão para continuar esta luta, que faz parte da vida de todos os brasileiros. Ainda não sei todos os pedidos do governador Eduardo Riedel (PSDB), que estará presente, mas creio que inclui tudo o que já está em nosso plano de contingenciamento, desde combustível a equipamentos”, caracterizou Rocha.

Até o momento, Mato Grosso do Sul já investiu R$ 50 milhões em equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O estado conta com duas aeronaves Air Tractor, cada uma capaz de lançar 3 mil litros de água, além de novos equipamentos e veículos para auxiliar os bombeiros. Desde o início das operações, em abril de 2024, 415 bombeiros militares foram mobilizados para o Pantanal, utilizando sete caminhões de combate a incêndio e 25 caminhonetes equipadas.

Fonte: CAMPO GRANDE NEWS

Categoria