Frente fria segue avançando pelo Brasil - Bolsão News

Frente fria segue avançando pelo Brasil

Nesta quinta-feira (15.02) o avanço da frente fria em direção a região Nordeste, traz uma condição de alerta em relação aos volumes de chuvas em áreas do Vale do Paraíba, a média das projeções indicam mais de 50 mm ao longo do dia.

Essas instabilidades serão abrangentes, cobrindo boa parte da região Sudeste, norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Onde as chuvas podem acontecer na forma de temporais isolados.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já no Nordeste do Brasil, a maior aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta as condições de chuvas na faixa norte da região, até mesmo em áreas do SEALBA, o que deve beneficiar as fases iniciais das lavouras na região.

Por outro lado, a massa de ar mais frio e seco permanece ativa sobre o Rio Grande do Sul, o que deve trazer um dia de tempo firme na região, apesar das temperaturas não tão elevadas.

Região Norte: Chuvas abrangem quase toda região

De maneira geral, as chuvas acontecem em praticamente todos os setores da região, isso devido às instabilidades tropicais e a combinação entre o calor e a umidade. Apenas as extremidades da região Norte terá o predomínio de tempo firme, que é ao norte de RR, norte do AP e sul do TO. Embora no sul do TO há condições para o registro de pancadas isoladas e passageiras no período da tarde.

Região Nordeste: Chuva no Norte e Tempo Firme no Sul

As instabilidades tropicais associadas a ZCIT devem marcar presença na faixa norte da região, com possibilidade de pancadas de chuva entre os 10 e 20 mm em áreas do norte do SEALBA, PB, PE, RN, CE, norte do PI e isoladamente sobre o MA. Com a maior presença de instabilidades, as temperaturas ficam relativamente mais baixas, porém ainda dentro do que seria esperado para a época do ano. Já em setores do sul do PI, oeste e sul da BA, o predomínio será de tempo firme, mas não se descarta a ocorrência de algumas pancadas isoladas e passageiras no período da tarde.

Região Centro-Oeste: Chuvas leves e calor intenso

As instabilidades associadas a uma frente fria, devem trazer chuvas sobre o Bolsão e sul do MS e sul de GO, onde estão previstas chuvas entre os 10 e 20 mm na maior parte das áreas. Essas instabilidades serão insuficientes para reduzir o intenso calor na região, onde as temperaturas podem superar os 35°C no período da tarde, trazendo sensação de abafamento. Já no oeste do MS, norte de GO e boa parte de MT – principalmente nordeste – as condições de chuvas são menores, ainda que seja possível o registro de temporais isolados no período da tarde.

Região Sudeste: Frente fria traz tempo fechado e volumes acima de 50 mm

O estabelecimento da frente fria na costa da região, deve dar força às instabilidades sobre a região Sudeste. Essas chuvas devem ser intensas, principalmente no vale do paraíba e leste de MG, onde a previsão indica volumes superiores aos 50 mm. As nuvens carregadas devem manter o tempo fechado em todo estado de SP, com possibilidade de chuvas de até 30 mm na região de Presidente Prudente (SP), assim como nos demais setores do RJ. Ao norte da região, as condições são mais propícias ao tempo firme, porém pancadas isoladas e passageiras devem surgir no período da tarde.  Boa parte da região terá temperaturas amenas, principalmente nas áreas mais úmidas. Porém o extremo oeste de SP, Triângulo e norte de MG e ES devem ter um dia de temperaturas acima dos 30°C.

Região Sul: Chuvas no PR, tempo seco no RS e SC

Parte da região, bem sendo dominada pela massa de ar frio e seco que avançou após a passagem de uma frente fria. Deste modo, é esperado o predomínio de tempo seco sobre o RS e na Serra de SC. Contudo, algumas instabilidade isoladas e pontuais devem acontecer no noroeste do RS e oeste de SC. Já no estado do PR, são esperadas chuvas melhor distribuídas durante todo o período, sendo que em áreas do oeste e noroeste do estado há possibilidade de temporais localmente fortes, onde os acumulados do dia podem superar os 30 a 40 mm. Em relação às temperaturas, o amanhecer será ameno e por mais que os termômetros sobem no período da tarde não tem previsão de calor intenso.

Agrolink

Categoria