Nos últimos meses, a valorização do diesel tem sido uma preocupação crescente para os sojicultores no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o preço médio do diesel aumentou significativamente em setembro de 2023, em comparação com o mês anterior. No entanto, essa alta não foi uniforme, e a variação nos preços do diesel em relação a setembro de 2022 também é notável.
Essa dinâmica de preços tem um impacto direto no poder de compra dos sojicultores, uma vez que o preço médio da saca de soja se manteve praticamente inalterado em setembro em comparação com o mês anterior, mas registrou uma queda significativa de 24,2% em relação a setembro de 2022.
O Cepea calcula que, em setembro de 2023, a venda de uma saca de soja permitiu adquirir apenas 20,2 litros de diesel, em comparação com os 22,7 litros disponíveis em agosto do mesmo ano e os 24,1 litros em setembro de 2022. Isso representa uma queda de 10,8% e 16,2% no poder de compra dos sojicultores, respectivamente.
Os pesquisadores do Cepea atribuem essa valorização do diesel à alta dos preços do petróleo no mercado mundial. O barril do petróleo WTI, uma referência global, valorizou-se em 9,9% em setembro e 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Essa situação coloca um desafio adicional para os produtores de soja, que já enfrentam diversas variáveis econômicas em suas operações. A valorização do diesel é um fator a ser monitorado de perto, uma vez que afeta diretamente a rentabilidade e a competitividade do setor de agronegócios no Brasil.
Fonte:Agrolink
You may also like
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Renata Lessie Machado Gimenes como Nova Secretária de Assistência Social
-
Sábado (23) ocorre o 18º Leilão Direito de Viver de Chapadão do Sul com sorteio de super prêmios
-
Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
-
Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11
-
Pauta da 1484ª Sessão Ordinária do dia 25 de novembro às 9 horas