Interação do Poder Legislativo com o terceiro setor é proposta que será apresentada em Genebra, na Suíca, pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, com o tema: “Cooperação para a Capacitação e Avaliação da Agenda 2030 no Serviço Público”. Os debates acontecerão no entorno do Parc de l’Ariana (onde fica a sede da Organização das Nações Unidas – ONU).
Selecionada como um dos 25 representantes do Brasil, a participarem em setembro, da 6ª Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), a proposta sul-mato-grossense será exibida pela presidente da Escola, deputada estadual Mara Caseiro (PSDB). “O projeto que iremos apresentar tem como principal foco, a aproximação do Legislativo da população mais carente, por meio da qualificação, orientação e capacitação”, disse ela.
A 6ª Edição da SAEG objetiva promover um espaço de negociações entre as escolas de governo do Brasil e a comunidade internacional, demonstrando boas práticas, no sentido de que as instituições recebam e prestem cooperação internacional, o que envolve organizações estrangeiras e nacionais. “Uma das metas desse encontro é evidenciar o papel que as escolas de governo podem exercer na disseminação da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global”, explicou a deputada.
O projeto selecionado e que será apresentado pela parlamentar em Genebra, trata do atendimento pela Escola do Legislativo, às organizações sem fins lucrativos, que realizam seus serviços dentro das comunidades mais carente de Campo Grande. “A ideia é ofertar ao terceiro setor, especialmente às associações que prestam serviços e atendimentos aos cidadãos em vulnerabilidade social, cursos de capacitação técnica, organizacional, operacional, tecnológica, financeira, administrativa, comercial, entre outros. Com a educação e a capacitação, acreditamos que muitas pessoas que se encontram hoje na informalidade, poderão ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou a presidente.
A deputada ressalta que o projeto da Escola do Legislativo, atende alguns dos 17 objetivos da Cúpula das Nações Unidas. “Iremos apresentar um projeto que acolhe um dos 17 objetivos das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que visa garantir às pessoas, em todos os lugares, uma vida de paz e de prosperidade”, explicou.
Sobre a SAEG
A SAEG é organizada e executada a cada ano por um Comitê Gestor diferente, estabelecido em cada edição e formado por um grupo de diversas instituições públicas que se reúnem voluntariamente para realizar um plano de trabalho visando a organização e execução do evento.
Para maximizar seu alcance, desde que foi fundada em 2018, a SAEG integra a agenda global do maior evento de avaliação do mundo, a “gLOCAL Evaluation Week”, que é organizado anualmente pelo Banco Mundial por meio da Global Evaluation Initiative (GEI), um parceiro que tem apoiado na consecução do escopo, desafio e proposta da SAEG.
Fonte: Assecom
You may also like
-
Emerson Sapo é anunciado como futuro Secretário de Esportes no governo de Walter Schlatter
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Anderson Abreu como Novo Secretário de Administração
-
Inaugurada Cozinha Piloto, garantindo alimentação igualitária para Rede Municipal de Ensino
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS