Proposta para tornar Campo Grande a 'Capital do Agro' começa a tramitar na Assembleia - Bolsão News

Proposta para tornar Campo Grande a ‘Capital do Agro’ começa a tramitar na Assembleia

Começou a tramitar nesta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o Projeto de Lei 251/2023, que propõe conferir a Campo Grande o cognome de Capital do Agro.

Para justificar sua proposição, o deputado Marcio Fernandes (MDB) se embasou em uma das matérias especiais do aniversário de Campo Grande publicada no Correio do Estado no início desta semana.

“Várias capitais do Brasil brigam para ostentar o título de capital brasileira do agronegócio. Algumas podem até centralizar os serviços e a produção de seus estados, de alta produção agropecuária, mas nenhuma delas produz e aufere tanto rendimento quanto Campo Grande. A capital de Mato Grosso do Sul é a capital de um estado brasileiro que mais fatura com a produção agropecuária, que tem mais área plantada e que tem a maior produção em toneladas”, explicou o parlamentar.

Anexa à proposta, está a notícia veículada no dia 21 de agosto, que tem como fonte dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que Campo Grande é a capital de um estado brasileiro que mais fatura com a produção agropecuária, que tem mais área plantada e que tem a maior produção em toneladas.

Conforme revelado na pesquisa de Produção Agrícola Municipal, com dados de 2021 divulgados no fim do ano passado, a capital sul-mato-grossense teve um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão, resultado de uma produção de 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares.

“A combinação entre o valor bruto da produção, a produção colhida e a área plantada também faz da Cidade Morena a mais rentável na produção, no comparativo entre as demais capitais brasileiras”, constatou Marcio Fernandes.

Fonte: CorreioDoEstado

Categoria