Apagão atinge todo o Brasil e cidades de Mato Grosso do Sul ficam sem energia - Bolsão News

Apagão atinge todo o Brasil e cidades de Mato Grosso do Sul ficam sem energia

Cidades de estados da região norte, nordeste e sudeste do Brasil registram falta de luz causada por apagão, segundo informou o ONS (Operador Nacional do Sistema), na manhã desta terça-feira (15). Também há registros de apagão em mais estados, a interrupção já foi relatada por moradores de 25 estados e o Distrito Federal. Há relatos de falta de luz também em Mato Grosso do Sul.

Apesar da confirmação do ONS sobre o apagão em três regiões do país, há registros de falta de luz nos seguintes estados:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins

A reportagem entrou em contato com a concessionária Energisa, a respeito das interrupções registradas em Mato Grosso do Sul, e aguarda retorno. Ainda não há detalhes se a falta de luz deixou cidades inteiras do Estado sem energia, ou se a falha foi pontual em algumas unidades.

Segundo o ONS, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. Parte do sistema já voltou a operar.

A volta do sistema foi iniciada em todas as regiões e, até às 8h16 (horário de MS), seis mil MW já foram recompostos, informou o ONS.
Sistema elétrico perdeu 25% da força

De acordo com o ONS, o apagão começou às 7h31 (horário de MS) e em dez minutos o sistema elétrico brasileiro teve queda de 25,9% do total.

Dados que mede o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

Fonte: Midiamax

Categoria