Nesta sexta-feira, 21 de julho, a Prefeitura de Costa Rica, em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de MS, realizou o 2º Simpósio da Pecuária de Leite e de Corte. O evento, que ocorreu no tatersal da Carvalho Leilões, reuniu um bom público interessado em conhecer as novidades e informações técnicas sobre a produção de leite e carne bovina.
O prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, destacou a importância do agronegócio como pilar da economia do país. Ele ressaltou a preocupação em relação à dependência de uma pequena parcela da população que sustenta o Brasil e a falta de compreensão da importância do trabalho árduo dos produtores rurais. Disse que a prefeitura tem investido recursos e fornecido suporte técnico para o setor agrícola, facilitando a vida dos produtores e buscando qualificação técnica para melhorar a produção.O vice-prefeito, Roni Cota, ressaltou a importância de buscar conhecimento e agradeceu aos serviços prestados pela secretaria em benefício da população. Ele destacou a parceria público-privada como forma de impulsionar o desenvolvimento do município e enfatizou a importância de acreditar no potencial de Costa Rica. Desejou um evento próspero e capacitação para contribuir com o desenvolvimento do município.
Rodrigo Amorim Barbosa abordou o tema de manejo de pastagens e utilização de forragem, ressaltando como essas práticas podem aumentar a lucratividade das fazendas. Ele enfatizou a importância de dar atenção às demandas dos produtores para oferecer informações relevantes. Mencionou que a Embrapa Agropecuária de Corte possui uma equipe de especialistas que podem tratar de diversos temas relacionados à cadeia produtiva da pecuária de corte.
Já Rodrigo da Costa Gomes, zootecnista da Embrapa Gado de Corte, ministrou uma palestra que abordou a precocidade na pecuária de corte, destacando a importância de abater animais mais jovens e fazer com que as fêmeas emprenhem mais cedo. Ele apresentou protocolos da Embrapa para produzir o boi mais precoce para abate e reduzir a idade com que as fêmeas emprenham. Durante a sessão de perguntas, foram tratadas questões sobre os cuidados necessários na criação de fêmeas que emprenham cedo e o uso de suplementos proteicos para engorda de novilhas.
A médica veterinária Marina Grandi ministrou uma palestra sobre os principais cuidados para a produção de leite com qualidade, com enfoque na higiene e bem-estar dos animais. Ela ressaltou a importância do simpósio para a disseminação de conhecimento e melhoria da produção de leite.
Alan Ricardo Novaes, agrônomo e coordenador técnico municipal da Agraer, falou sobre a importância do crédito rural para os agricultores, destacando o Pronaf (Plano Safra 2023/2024) como um programa de crédito voltado para agricultores familiares de baixa renda, que oferece financiamentos com juros baixos e prazos mais longos.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como consultor do Sebrae e padrinho do Cidade Empreendedora local, Michel Martines; a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva; o presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, a vice-presidente da Câmara Municipal Rosangela Marçal Paes, os vereadores Evaldo Paulino Garcia e Artur Delgado Baird, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e 1ª dama Márcia Alves, o Secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura João Carlos Candido Rocha, a secretária de Educação Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, o secretário de Saúde Jovenaldo Francisco dos Santos, o subsecretário de Desenvolvimento Aiton Ruiz Pereira, e o diretor-geral do SAAE (Serviço de Água e Esgoto) Cesarino Candio Narcizo, o coordenador da Agraer de São Gabriel d’Oeste Ramão Ximenes; vice-prefeito de Figueirão, Jorge Roberto Mortari; coordenador técnico de Figueirão, Luiz Carlos; gerente do Sicoob Ana Carla Leão; gerente do Sicredi Tatiana Krever; representantes da CRESOL, Vinicius e Ana Paula; coordenadora da Agraer de Chapadão do Sul Marcia Gomes, entre outros.
O 2º Simpósio da Pecuária de Leite e de Corte em Costa Rica foi um sucesso, proporcionando informações e conhecimentos técnicos aos produtores, promovendo a troca de experiências e fortalecendo o setor pecuário do município.
As empresas parceiras do simpósio foram a Carvalho Leilões Rural, Sustentável Cerrado, Distribuidora de Autopeças TJ, Auto Posto Avenida, Risco Zero – EPI’s e Ferramentas, Coplacana, Cometa Auto Peças, 2M Multimarcas e Lava Rápido, Villa Veículos, Fazenda dona Natalia e Dr. Ricardo Andreotti, Panificadora Arty Pães, Rede M2B, Construmais – Materiais para Construção, Rádio Cidade FM, 96,5 MHz, CAMDA, Shark Valtra, Reproduza – Reprodução Animal, GR Assessoria Contábil e Empresarial, Conquista – Produtos e Serviços e WB Energy.
Fonte: Assecom PMCR (Silvestre de Castro)
You may also like
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS
-
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
-
Candidata que nem foi votar nas eleições de 2024 e outras quatro são investigadas em MS
-
100 milhões de reais: João Carlos Krug anuncia investimentos no final de seu mandato