Prefeitura de Chapadão do Sul através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, em parceria com Pantanal Incubadora Mista de Empresas – PIME, UFMS e Associação Comercial, realizou a Semana do MEI.
De 22 a 26 de maio, Chapadão do Sul foi contemplada com uma programação diversificada de palestras online, além de serviços ofertados aos empreendedores locais.
As palestras foram realizadas gratuitamente, contou com apoio da Sala do Empreendedor e palestrantes locais, os temas apresentados trataram sobre a implantação de negócios, formalização, gestão financeira, inovação, como vender mais e melhor, como vender para o município, marketing digital, programa de qualificação, políticas públicas municipais criadas em benefício dos MEI e outros assuntos.
Todas as palestras foram transmitidas online, veja como foi a programação completa em: http://www.chapadaodosul.ms.gov.br/noticia/semana-do-mei-2023-confira-a-programao-e-venha-participar-conosco/9138
O objetivo foi capacitar e fornecer ferramentas essenciais para o crescimento sustentável desses empreendedores, contribuindo para o fortalecimento do setor econômico local.
MEI significa Microempreendedor Individual, quem se cadastra como um, passa a ter CNPJ, tendo facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Para ser registrado como microempreendedor individual, a área de atuação do profissional precisa estar na lista oficial da categoria, já que o MEI foi criado visando regularizar a situação de profissionais informais.
Chapadão do Sul, vem crescendo, e muito desse crescimento é devido às empresas registradas na cidade que geram empregos para a própria população de Chapadão do Sul e as cidades vizinhas.
Em Chapadão do Sul são 2.627 microempreendedores individuais registrados, e as cinco principais atividades de atuação desses microempreendedores, são:
· Serviços especializados para construção
· Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
· Cabeleireiros, manicure e pedicure
· Restaurantes, Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
· Promoção de vendas
“O evento movimenta os microempreendedores, fornece apoio aos pequenos negócios, gera networking, propicia mais conhecimentos aos MEI’s, oportunidades de novos negócios, além de aproximar ainda mais o trabalhador(a) autônomo com a Sala do Empreendedor. Fazemos questão de participar e a Sala do Empreendedor, conta com uma equipe própria e apoio do Sebrae para otimizar o atendimento, visando a desburocratização, fomento aos pequenos negócios, orientação na obtenção de créditos e participação em nossas políticas públicas criadas em prol dos microempreendedores, resultando em maior autonomia para população na hora de abrir e gerir uma empresa.” Destaca, José Teixeira Júnior – Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
A Sala do Empreendedor está localizada na, Av. Onze, nº 1045, no Paço Municipal. A Sala do Empreendedor também é digital, e todos os serviços podem ser realizados de forma online pela Sala do Empreendedor Digital através do link: http://www.chapadaodosul.ms.gov.br/saladoempreendedor ou também pela SEDEMA ONLINE no link: https://linktr.ee/sedema.online
Fonte: Prefeitura de Chapadão do sul
You may also like
-
Prefeitura inicia nova etapa do projeto “Meu Pet Castradão” na próxima segunda-feira
-
Chapadão do Sul recebe veículos adaptados para acessibilidade através do programa MOBSUAS
-
Emerson Sapo é anunciado como futuro Secretário de Esportes no governo de Walter Schlatter
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Anderson Abreu como Novo Secretário de Administração
-
Inaugurada Cozinha Piloto, garantindo alimentação igualitária para Rede Municipal de Ensino