Condição climática desta temporada pode trazer melhores rendimentos.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está monitorando o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha em diferentes regiões do Brasil. De acordo com as informações divulgadas pela companhia, as condições climáticas têm influenciado o cultivo em cada estado.
Em Mato Grosso, as chuvas estão favorecendo o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha. Já no Paraná, o retorno das chuvas beneficiou as áreas já semeadas, principalmente as que entraram em floração. Em contrapartida, em Mato Grosso do Sul, o predomínio do tempo nublado está atrasando o plantio e retardando o desenvolvimento das lavouras implantadas.
Em Goiás, o solo úmido e os dias seguidos de sol estão favorecendo a cultura do milho, e a pressão da cigarrinha está inferior à da safra passada. Enquanto isso, em São Paulo, o plantio está atrasado e alguns produtores optaram por trocar o cultivo do milho por outras culturas. Em Minas Gerais, as lavouras semeadas na janela ideal apresentam bom desenvolvimento, enquanto as semeadas mais tardiamente começam a sentir déficit hídrico no noroeste do estado.
No Maranhão, algumas lavouras na região de Balsas entraram em floração e apresentam bom desenvolvimento. No Tocantins, a redução das precipitações começa a afetar as áreas semeadas fora da janela ideal. Já no Piauí, o plantio foi finalizado e as lavouras estão se estabelecendo em boas condições, favorecidas pelas precipitações bem distribuídas. E no Pará, o plantio foi encerrado na região sudoeste e segue avançando no restante do estado, que é favorecido pelas boas precipitações.
Além das informações sobre as condições climáticas em cada estado, a Conab também divulgou dados referentes ao avanço do plantio de milho safrinha em todo o país.
De acordo com os dados apresentados, o plantio está avançando em um ritmo menor em comparação ao ano anterior. Até o dia 8 de abril, o plantio havia atingido 98,9% da área total estimada para os nove estados analisados, enquanto no mesmo período do ano passado, esse índice já havia alcançado 99,8%.
Entre os estados analisados, destaca-se Goiás, Piauí e Tocantins, onde o plantio atingiu 100% da área total estimada. Em seguida, vem o Mato Grosso, com 100%, seguido do Maranhão e Paraná, com 99% cada um. Já em São Paulo, o plantio atingiu apenas 80% da área total estimada, enquanto em Minas Gerais, o índice chegou a 100% na última semana.
No Mato Grosso do Sul, o avanço do plantio está um pouco mais lento, se comparado à safra anterior, ainda não finalizando a área total estimada. Mesmo assim, esse índice representa uma evolução em relação à semana anterior, avançando 10% no período..
Apesar do ritmo mais lento em relação ao ano anterior, a Conab destaca que as lavouras estão se estabelecendo em boas condições, o que pode resultar em uma safra de milho safrinha de boa qualidade. Por isso, se faz importante o acompanhamento constante das condições climáticas para garantir o sucesso do cultivo.
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
You may also like
-
Sábado (23) ocorre o 18º Leilão Direito de Viver de Chapadão do Sul com sorteio de super prêmios
-
Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
-
Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11
-
Pauta da 1484ª Sessão Ordinária do dia 25 de novembro às 9 horas
-
Prefeitura inicia nova etapa do projeto “Meu Pet Castradão” na próxima segunda-feira