Ele aproveitou e falou também sobre transporte escolar, merendas e linha de ônibus.
Na manhã desta quinta-feira (2) o Prefeito João Carlos Krug se reuniu com uma comissão em nome da sociedade de Chapadão do Sul para tratar de um assunto recente e delicado que aconteceu no último final de semana, onde os canais pluviais da cidade ocasionaram na morte de um menino.
Estiveram presentes na reunião Zé da Braquiária, Chico Pensador, Clarineu Nogueira, Thiago Caça Vazamento, e os secretários Ricardo Bannak, Ivanor Zorzo, entre outros nomes da prefeitura que estão ajudando no estudo do caso. Além das mídias: Bolsão News (Caroline Torres), Integração FM (Adriano) e Cultura FM (Thiago).
A comissão foi levar idéias e cobrar quais planos de ação já estão sendo encaminhados pelo município a fim de resolver esses problemas que são recorrentes (ao menos quatro casos) e ocasionaram em uma morte. Zé da Braquiária disse que talvez fechar os canais e abrir espaço para os transeuntes seria uma boa opção. Clarineu disse que sabe que tudo depende de orçamento e planejamento, e que a comissão trouxe a ideia de implantar placas pré-moldadas para fechar os canais pluviais. Chico Pensador enfatizou que foram como amigos e parceiros querendo o bem da sociedade.
Thiago disse que eles foram para a reunião para somar idéias, e que as placas pré-moldadas seriam um custo benefício melhor que as grades, e também a implantação de um Plano de Macrodrenagem.
O Prefeito João Carlos disse que inicialmente é uma questão difícil de comentar, porque se trata de uma criança, no começo da vida, e demonstrou seus pêsames pelo ocorrido. Não postou nada sobre o assunto pela tamanha tristeza que envolve o caso, mas que a Assistência Social está prestando todo o apoio para a família e que irão arcar com os custos do processo funerário, mas infelizmente que o principal, que foi a vida ceifada não pode se fazer nada.
Ele disse que canais a céu aberto é normal em todas as cidades do Brasil, e aqui em Chapadão do Sul temos três canais a céu aberto, e que em alguns as obras não tem declividade ideal para colocar tubulação. Inclusive o próprio prefeito ajudou a salvar a vida de uma mulher na Av. Trinta Três. Complementou que é uma situação complicada e de alto custo.
Sobre a sugestão de fechar com placas pré-moldadas, o prefeito disse que se a água subir demais, mesmo as placas estando chumbadas, serão arrancadas, e além de voltar a abrir o canal poderá causar outros acidentes. Que a engenharia está verificando as opções da forma mais ágil e enfatizou que um dos poucos municípios do Brasil que tem estudo completo das águas é Chapadão do Sul.
Talvez outra possibilidade para se fazer emergencialmente é colocar tela na entrada dos tubos da Av. Rio Grande do Sul e posteriormente, colocar tela por cima dos canais. Eles ainda não fecharam as bocas, porque as pessoas jogam lixo aos arredores e dentro; e que até sofá e pneu já foi encontrado.
Pediu para a população conscientizar que centro de canteiro não pode colocar lixo, nem jogar nos canais pois enche as bocas de lobo.
Mas se comprometeu a fazer o fechamento dos tubos nas Avenidas Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Já na Avenida Trinta e Três, não tem nada planejado, pois é muito largo e a laje muito pesada.
Por fim o prefeito reafirmou que a prefeitura e disponibiliza a ajudar da melhor forma a combater esses problemas e agradeceu a preocupação da população que se reuniu nesta manhã com ele.
Ônibus Escolares
Na ocasião também foi abordado pela comissão o tema dos ônibus escolares. João Carlos falou sobre o estatuto que preconiza que a criança deva estudar mais próximo da sua residência. E sendo assim o município está finalizando mais uma escola para atender a demanda. E caso os pais queiram realmente colocar o filho em outra escola longe de casa, tem que ter a consciência que cada um arcará com os custos de levar e buscar.
Também aproveitou para destacar uma novidade na alimentação das crianças. O município está alugando um local com cozinha industrial onde toda a alimentação das escolas será igual. Os trâmites já estão sendo licitados e provavelmente no próximo mês já estará funcionando.
Transporte Escolar Rural
Conforme decisão do Ministério Público, somente podem deixar alunos de escolas públicas na porta da escola; os alunos de escolas particulares podem se beneficiar do transporte mas tem que descer na parada mais próxima de sua escola e terminar o trajeto sozinho.
Linha de ônibus
Outra novidade é a Linha de ônibus que será instaurada em Chapadão do Sul. Nos primeiros sessenta dias o transporte será gratuito, posteriormente será cobrado um valor simbólico para que seja custeado a manutenção de combustível, avarias, pneu, oficina, motoristas, etc.
Fonte: Bolsão News (Caroline Torres)
You may also like
-
Emerson Sapo é anunciado como futuro Secretário de Esportes no governo de Walter Schlatter
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Anderson Abreu como Novo Secretário de Administração
-
Inaugurada Cozinha Piloto, garantindo alimentação igualitária para Rede Municipal de Ensino
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS