A Prefeitura de Chapadão do Sul por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, iniciou a trituração dos vidros oriundos da Coleta Seletiva. A ação consiste de uma parceria entre prefeitura e a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, que trabalha desde 1974 pelos interesses setoriais dos fabricantes e importadores de bebidas no Brasil. É a entidade que reúne todas as categorias de bebidas alcoólicas: destilados, vinhos, cachaças e cervejas.
Atualmente a Central de Tratamento de Resíduos – CTR estima ter armazenado em seu pátio 800 Ton de vidro. Nos últimos dois leilões de recicláveis foram vendidos 600 Ton. Porém, apenas 48,65% desse material foi retirado. O preço baixo do resíduo, a qualidade e o valor do frete muitas vezes inviabilizam a logística reversa.
O vidro, apesar de ser 100% reciclável é um material de difícil manuseio, precisa ser separado e acondicionado de maneira ambientalmente adequada. A trituração do vidro na CTR permitiu a diminuição da área de armazenamento, melhor custo benefício para o frete de longas distancias, o combate ao mosquito Aedes Aegypti, redução e reutilização dos bags no armazenamento trazendo uma grande economia ao processo.
A parceria consiste na disponibilização do triturador pela ABRABE e construção das baias de armazenamento em contrapartida do material acumulado. Na primeira semana de operação foram trituradas 38 ton de vidro que já tem destino certo: a reciclagem!
Reciclar é fazer nossa parte para um mundo mais sustentável, participe! Colabore com a Coleta Seletiva.
Mais informações sobre coleta seletiva e ações ambientais em Chapadão do Sul podem ser obtidas através do telefone (67) 99982-3549 ou 3562- 5678.
Fonte: Assecom
You may also like
-
Emerson Sapo é anunciado como futuro Secretário de Esportes no governo de Walter Schlatter
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Anderson Abreu como Novo Secretário de Administração
-
Inaugurada Cozinha Piloto, garantindo alimentação igualitária para Rede Municipal de Ensino
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS