Guerino Perius, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Chapadão do Sul e Presidente da UNDIME – MS, participa da elaboração de publicação de livro com reflexões sobre a educação. O volume faz parte da Coleção Educação em Movimento, publicada pela Fundação Santillana e pela UNDIME.
A temática central é a BNCC, aliada a um processo coletivo de construção de conhecimento, de gestão democrática, de prática na escola. O livro é resultado de um conjunto de reflexões em prol de uma educação com qualidade social, inclusiva, equitativa e libertadora.
Guerino Perius, atual Presidente da UNDIME – MS e colaborador da obra, ressalta que o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul , à luz da BNCC, foi homologado no ano de 2018, seguido da oportunidade de formação continuada aos profissionais da rede pública . Para isso cumpriram-se etapas importantes em todo o processo de implantação.
Na obra, Perius (p. 108) ressalta a importância sobre a necessidade de recomposição dos conteúdos, bem como a observação e atenção à educação socieoemocional, uma vez que o objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências mais amplas.
Segundo ele, no processo surgiram três questões que devem ser observadas com maior atenção:
– Desenvolvimento da dimensão socioemocional (não cabendo apenas à família);
– Aproximação da tecnologia no processo de aprendizagem;
– Desenvolvimento da pesquisa como metodologia;
Assim, Guerino Perius ressalta ainda que as escolas precisam se adaptar ao que se refere ao Currículo, partindo da necessidade de considerar uma visão integral do aluno , com foco nas competências e habilidades, firmando, desse modo, o compromisso com uma educação de qualidade.
Fonte: PMCHS
You may also like
-
Prefeito Eleito Walter Schlatter Anuncia Anderson Abreu como Novo Secretário de Administração
-
Inaugurada Cozinha Piloto, garantindo alimentação igualitária para Rede Municipal de Ensino
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS
-
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro