Os Países Baixos encontram provas de que Putin ordenou o míssil que derrubou o MH17 - Bolsão News

Os Países Baixos encontram provas de que Putin ordenou o míssil que derrubou o MH17

O Ministério Público holandês disse na quarta-feira que há indicações de que o Presidente russo Vladimir Putin ordenou o fornecimento às forças pró-russas na Ucrânia oriental do sistema de defesa aérea “Bulk”, cujo míssil estava alegadamente por detrás da queda do voo MH17 na área em 2014.

“Há fortes indicações de que o presidente russo decidiu fornecer o ‘Buk Telar’ aos separatistas de Donetsk. Esta é a conclusão da Equipa de Investigação Conjunta (EIC) na sua investigação sobre a responsabilidade pelo downing”, disse a organização numa declaração.

O JIT, que está a investigar a queda do voo da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, disse, contudo, que apesar destas descobertas “não é possível acusar Putin” e confirmou que a investigação foi suspensa. “A investigação atingiu o seu limite”, disse, segundo o diário ‘NRC Handelsblad’.

Neste sentido, a equipa de investigação salientou que tudo aponta para que Putin tenha desempenhado um “papel activo” no downing, dado o seu envolvimento na entrega destes mísseis, o que levou ao downing do avião.

O JIT tem vindo a trabalhar desde 2014 com países como a Austrália, Bélgica, Malásia e Ucrânia para resolver o caso. Em finais de 2022, um tribunal de Haia condenou três rebeldes pró-russos “in absentia” a prisão perpétua pelo seu envolvimento e após anos de investigações.

Agora, o grupo explicou que embora a investigação esteja suspensa por enquanto, isto não significa que não retomará uma vez mais as provas sobre o que aconteceu.

A justiça confirmou no passado que o míssil que atingiu o avião era um “Buk” que foi lançado de uma quinta e deixou 283 passageiros e quinze membros da tripulação mortos.

Os juízes concluíram que existem amplas provas para apoiar a hipótese de que o míssil era russo e foi lançado a partir desse território, que estava então sob o controlo de forças pró-russas.

Fonte: EuropaPress

Categoria