Entre os dias 5 e 16 de junho, a Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma série de ações que envolveram a comunidade em prol da sustentabilidade. Palestras, dinâmicas, visitas técnicas, entrevistas em rádios, doações de mudas e adubos, além do envio de projetos de criação de leis ambientais à Câmara de Vereadores, foram algumas das atividades realizadas durante o período. Com abordagem na gestão de resíduos sólidos e na coleta seletiva, destacando a problemática dos resíduos plásticos, tema da campanha mundial deste ano.
Os eventos foram planejados com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover a adoção de práticas voltadas para o cotidiano. As atividades envolveram diferentes segmentos da sociedade, desde os alunos da 1ª série do ensino fundamental até estudantes do ensino médio e participantes de projetos sociais da cidade. Além disso, as turmas da melhor idade, do CONVIVER, também participaram ativamente, bem como os ouvintes das rádios locais.
Uma série de palestras e dinâmicas foram realizadas em escolas, abordando temas como a importância da separação correta dos resíduos, a redução do uso de plástico descartável e a reciclagem como forma de preservação do meio ambiente. Os alunos conseguiram aprender de maneira interativa e lúdica, despertando sua consciência ambiental desde cedo.
Além disso, foram organizadas visitas técnicas à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do município, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer o processo de tratamento de resíduos e a importância da destinação adequada dos mesmos. Essas visitas desejavam uma compreensão mais ampla sobre a gestão de resíduos sólidos e estimularam a adoção de práticas mais ansiosas na comunidade.
A divulgação das ações não se limitou às escolas e visitas técnicas. Foram realizadas entrevistas em rádios locais, com a intenção de levar a mensagem de conscientização ambiental a um público mais amplo. Dessa forma, a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos e a necessidade de reduzir os resíduos plásticos foram disseminados para toda a comunidade.
Outro destaque dessas ações foi a distribuição de mudas e adubos para os idosos, incentivando o plantio de árvores e a preservação da natureza. Essa iniciativa contribui para a ampliação da arborização e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Por meio dessas ações, a prefeitura almeja promover um maior envolvimento da população com as temáticas ambientais, visando transformar os cidadãos em agentes conscientes de sua responsabilidade na sociedade e na preservação sustentável do meio ambiente.
Mais informações podem ser obtidas na SEDEMA, entre em contato através do telefone (67)3562-5672 ou pelo WhatsApp https://wa.me/5567996183431. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente está localizada na Avenida Onze, 1045 – Centro.
Fonte:Assecom PMCHS
You may also like
-
Sábado (23) ocorre o 18º Leilão Direito de Viver de Chapadão do Sul com sorteio de super prêmios
-
Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
-
Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11
-
Pauta da 1484ª Sessão Ordinária do dia 25 de novembro às 9 horas
-
Prefeitura inicia nova etapa do projeto “Meu Pet Castradão” na próxima segunda-feira