Chapadão do Sul está no 2º Desafio Estadual das Merendeiras pelo Sebrae - Bolsão News

Chapadão do Sul está no 2º Desafio Estadual das Merendeiras pelo Sebrae

Promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, a iniciativa valoriza o trabalho de quem prepara a refeição dos estudantes e estimula o uso de itens da agricultura familiar nas receitas

Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras, realizado pelo Sebrae/MS. A iniciativa é promovida por meio do programa Cidade Empreendedora e visa valorizar o trabalho de quem prepara a refeição dos estudantes, além de estimular o uso de alimentos da agricultura familiar nas receitas.

Chapadão do Sul está entre os favoritos aos primeiros lugares. A merendeira do Centro de Educação Infantil Sibipiruna, de Chapadão do Sul, Selma da Silva, conquistou o terceiro lugar no 1º Desafio Estadual das Merendeiras, com o prato “Macarrão com carne e legumes”. O Município está entre os 19 de Mato Grosso do Sul que participam pela segunda vez.

O desafio terá duas etapas: municipal e estadual. A primeira fase tem início em julho e segue até outubro, os profissionais inscritos em cada cidade irão concorrer entre si. Primeiro, eles participam de um workshop preparatório ministrado por um chef de cozinha com o objetivo demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes.

Em Chapadão do Sul cinco merendeiras participam do minicurso, quando uma apenas será classificada para a fase estadual, em Campo Grande, onde representará o Município no desafio.

Não será permitido o uso de alimentos ultraprocessados, além disso, os participantes terão que utilizar a carne bovina, carne suína, peixe ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar

A fase municipal será realizada em cada município participante e os profissionais que conquistarem o primeiro lugar disputarão a fase estadual. A disputa será realizada em Campo Grande, de forma presencial com a participação de todos os profissionais e premiará as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar. A competição final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização. A melhor merendeira do estado participa do nacional.

Fonte: Jovemsulnews

Categoria