Depois do susto, Zeca do PT anuncia retorno às sessões da Assembleia Legislativa - Bolsão News

Depois do susto, Zeca do PT anuncia retorno às sessões da Assembleia Legislativa

Ex-governador de MS, o deputado estadual informou que seu cardiologista o autorizou a voltar ao trabalho.

Ex-governador de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, por meio de sua assessoria de imprensa, divulgou nota em que diz que regressa às sessões da Assembleia Legislativa na quarta-feira (5).

O parlamentar está afastado há 19 dias, desde que se submeteu a angioplastias coronarianas para desobstrução das artérias do coração e implantação de stents. Ele foi internado no hospital da Cassems, recebeu alta, mas teve de retornar e agora recupera-se em casa.

Zeca disse que agendou uma consulta médica também na quarta-feira à tarde, a de retorno ao cardiologista, no mesmo dia do retorno à Assembleia.

O deputado afirmou ainda que o especialista que o trata do coração, por telefone, foi quem concordou com sua volta às sessões

Nos dias 14 e 16 de março, o deputado foi submetido a angioplastias coronarianas [cirurgias] para desobstrução das artérias do coração e colocação de stents.

Os procedimentos ocorreram sem intercorrências. O deputado recebeu alta em 18 de março, com a recomendação médica de repouso, dieta balanceada e atividade física leve por 15 dias.

Na mesma semana que Zeca teve que se submeter às cirurgias, o deputado estadual também petista Amarildo Cruz, foi levado para o hospital e lá morreu [dia 17] por pneumonia grave.

STENTS

O stent é um pequeno tubo que é implantado dentro de uma artéria com objetivo de mantê-la aberta, restaurando ou evitando a diminuição do fluxo sanguíneo por entupimento e mantendo a oxigenação dos tecidos, ensina os entendidos no assunto.

Normalmente, o uso do stent é indicado em situações de emergência para tratamento do entupimento da artéria coronária no coração ou para prevenir a ruptura de aneurismas no cérebro, na aorta ou em outros vasos sanguíneos.

A maioria dos stents é feita com metal ou polímero, mas também podem ser fabricados com um tecido especial, e alguns podem ser revestidos com medicamentos, sendo chamados de stents farmacológicos, que liberam o remédio diretamente na artéria, o que ajuda a evitar a formação de coágulos na artéria, que podem causar o seu entupimento.

O uso do stent deve sempre ser indicado por um cardiologista ou angiologista e colocado através de uma cirurgia chamada angioplastia.

Fonte: O Correio do Estado

Categoria