MEC e Inep divulgam resultado do Enem 2024 - Bolsão News

MEC e Inep divulgam resultado do Enem 2024

Pasta apresentará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Notas são essenciais para ingresso na educação superior por meio do Sisu, Prouni e Fies.

Chegou o fim da espera para quem fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) e aguardava o resultado. As notas estão disponíveis na Página do Participante. Para acessar, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.

As notas do Enem são porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas. Nas públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que terá as inscrições abertas no dia 17 de janeiro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo do Sisu será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação.

Os participantes do Enem poderão usar os resultados também no Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá a chance para que o participante do Enem tenha acesso à bolsa de estudo integral ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação. A classificação do candidato é feita com base no resultado do Enem, considerando as duas últimas edições, imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni.

Fies

As notas do exame também podem ser usadas para obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa que oferece financiamento aos estudantes que querem fazer curso de graduação em instituições privadas de educação superior. Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não zerar a redação.

Para obter o financiamento, o estudante pré-selecionado deve comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos. A escala de financiamento varia de acordo com a renda familiar da pessoa.

Enem Portugal – Para as pessoas que desejam estudar no exterior, há a alternativa dos convênios firmados entre o Inep e instituições portuguesas que garantem acesso facilitado às notas dos interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Agência Gov

Categoria