Nos dias 29 e 30 de outubro, estudantes de Chapadão do Sul participaram de viagem a Campo Grande, para conhecer de perto os três poderes a nível estadual, como parte do projeto “Câmara Vai à Escola”. O programa, promovido pela Câmara Municipal de Chapadão do Sul, tem como objetivo aproximar os jovens, fortalecendo a cidadania e ampliando o conhecimento sobre os três poderes.
A jornada educativa começou com uma visita ao Tribunal de Contas do Estado, onde os estudantes assistiram a uma palestra com o Dr. Eduardo Dionizio, diretor da Secretaria de Controle Externo – SECEX/TCE-MS, sobre o papel da instituição no controle da administração pública e sua importância para a cidadania.
O grupo também foi recebido pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul – ALEMS, onde foram recepcionados pelo Deputado Paulo Corrêa. Os estudantes puderam acompanhar uma sessão ordinária e explorar os bastidores do Poder Legislativo, conhecendo gabinetes e departamentos da Casa.
Outra importante visita, foi ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS. Durante a visita, os alunos acompanharam sessões do Tribunal Pleno e do Órgão Especial, além de conhecerem áreas importantes do TJMS, como o Plenarinho e o Museu do Judiciário, onde aprenderam sobre a história e as funções do Poder Judiciário.
Além das visitas aos órgãos públicos, os alunos puderam conhecer o Parque das Nações Indígenas e o Bioparque Pantanal, onde puderam ver de perto a biodiversidade do pantanal sul-matogrossense. A excursão contou com a presença de vereadores e professores, reforçando o compromisso com a educação cívica e o engajamento dos jovens.
O Presidente da Câmara de Chapadão do Sul, Alírio Bacca, celebrou o sucesso do projeto, que já está em seu terceiro ano e vem inspirando outras Câmaras Municipais. “Esse conhecimento vai contribuir muito para o futuro desses jovens”, afirmou.
A programação segue e na próxima semana o grupo seguirá para Brasília-DF, onde conhecerão os poderes em instâncias federais, fechando um ciclo de aprendizagem sobre o funcionamento e o papel das instituições na sociedade.
Clique aqui e veja mais fotos.
You may also like
-
MS registra 16.012 casos confirmados de dengue
-
Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS
-
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
-
Candidata que nem foi votar nas eleições de 2024 e outras quatro são investigadas em MS
-
100 milhões de reais: João Carlos Krug anuncia investimentos no final de seu mandato