Christovam Krug, um dos fundadores do CTG Campo Grande de Erebango (RS) é homenageado - Bolsão News

Christovam Krug, um dos fundadores do CTG Campo Grande de Erebango (RS) é homenageado

Os Irmãos: Christovam Carlos Krug, Augusto Krug Netto e João Krug fizeram parte da equipe fundadora do CTG Campo Grande de Erebango (RS), criado oficialmente em 27 de junho de 1959.

Neste mês de setembro de 2024, a patronagem do CTG Campo Grande homenageou Christovam Carlos Krug.

Segundo relato do Professor Joarez João Dariva, publicado na página do Facebook do CTG Campo Grande, os irmãos Krug faziam parte de um grupo de gaúchos que se reunia para churrascada, carreiras, gauchadas entre outros assuntos. Na noite de 27 de abril de 1959, surgiu na roda de conversa, a ideia de formar o CTG de Eregango.

Após outras reuniões a intensão tomou corpo e em 27 de junho, daquele mesmo ano de 1959 foi criado então o CTG de Erebango. Mais discussões e houve a escolha do nome: CTG Campo Grande (Erebango em Tupi Guarani).

O relato do Professor Joarez mostra a eficiência da primeira patronagem (diretoria), que foi presidida por Christovam Carlos Krug e esposa Gessy Neckel Krug. Rapidamente, mesmo diante das dificuldades estruturais impostas pela época, os tradicionalistas do CTG Campo Grande ficaram conhecidos na região, com a invernada de dança, se apresentando em outros municípios e incentivando a tradição gaúcha.

Com a vinda dos irmãos Krug para o então Mato Grosso (Pouso Frio, hoje Chapadão do Sul) em de agosto de 1969 e outros componentes tomando rumos diferentes, o CTG Campo Grande chegou a paralisar suas atividades, mas não se extinguiu. Este fato mostrou claramente a importância dos irmãos Krug e demais tradicionalistas na época, em Erebango, na tradição gaúcha.

Com o passar dos anos, o CTG Campo Grande voltou, e participa ativamente das atividades culturais tradicionalistas, contribuindo para a permanência da cultura sulista.

Neste mês de setembro de 2024, rendeu justa homenagem a Christovam e Gessy Neckel Krug, em Erebango, município de origem da família que se erradicou em Chapadão do Sul e aqui, igualmente deram suas contribuições para o desenvolvimento cultural da tradição gaúcha e econômico, com a prática da agricultura extensiva.

Fonte: Jovemsulnews

Categoria