A Associação PcD, Pessoas com Deficiências, de Chapadão do Sul está engajada na promoção e divulgação do Abril Azul, mês de conscientização do autismo.
Para promover a importância ao conhecimento dos direitos dos autistas, a PcD promove a I Caminhada do Abril Azul e convida toda a comunidade a participar.
A caminhada será realizada no sábado, dia 27 de abril, com saída às 08 horas (MS), da Praça 23 de Outubro e chegada na Praça de Eventos.
Para melhorar o convívio social, entender as limitações, necessidades e harmonia no convívio social é importante a população entender e amparar os portadores de autismo. Nesse sentido, a PcD de
Chapadão do Sul aderiu à campanha Abril Azul para maior conscientização.
O que é a PcD de Chapadão do Sul
É um grupo de pessoas que trabalha na promoção da assistência social, cultural, representação política e na defesa dos direitos e dos interesses das pessoas com deficiência de Chapadão do Sul.
O que é o autismo (TEA)
Apesar de não existir uma cura para o Transtorno do Espectro Autista, TEA, há tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com essa condição.
O TEA, popularmente conhecido como autismo, é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico e causa dificuldades na interação social, na comunicação e no comportamento, em diferentes níveis. Dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC) apontam que o TEA atinge até 2% da população mundial e, no Brasil, estima-se que existam 2 milhões de pessoas com autismo.
Segundo o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Apesar de o TEA ser o termo genérico que engloba o grupo de transtornos de neurodesenvolvimento complexos que constituem o autismo, existem quatro tipos de autismo: Síndrome de Asperger, Transtorno invasivo do desenvolvimento, Transtorno autista e Transtorno desintegrativo da infância.
Ainda não existe cura para o Transtorno do Espectro Autista, tampouco um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todas as pessoas que apresentam essa condição. No entanto, é possível encontrar recursos terapêuticos praticados por equipes multidisciplinares, que são capazes de melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo os sintomas e aperfeiçoando suas habilidades sociais e comunicativas.
You may also like
-
Sábado (23) ocorre o 18º Leilão Direito de Viver de Chapadão do Sul com sorteio de super prêmios
-
Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
-
Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11
-
Pauta da 1484ª Sessão Ordinária do dia 25 de novembro às 9 horas
-
Prefeitura inicia nova etapa do projeto “Meu Pet Castradão” na próxima segunda-feira